Atualmente, raramente uma empresa de médio ou grande porte não possui um setor de TI dentro da sua estrutura. Tratando-se de algo que pode ser vital para diversos aspectos da empresa, seja através da comunicação ou desenvolvimento de ideias, os projetos de tecnologia da informação não devem ser ignorados ou tratados com irresponsabilidade.
Afinal, o mercado atual nunca exigiu tanto por parte das empresas. A digitalização foi de tendência para obrigação em pouco tempo, e agora, não é mais possível se alienar a respeito dessas ferramentas que existem dentro de um departamento de TI.
O ideal é se informar a respeito dos projetos de tecnologia da informação em um geral, para que a implementação ou adaptação dentro da empresa seja correta. Já que se trata de um serviço bastante importante e complexo, as possibilidades são infinitas. Estar ciente de como gerir esse setor importante é fator decisivo para que essas possibilidades sejam realmente aproveitadas.
Projetos de tecnologia da informação
A maior dúvida a respeito de como implementar projetos de tecnologia da informação sempre gira em torno de como eles podem ser implementados e para qual objetivo.
Variando entre diversos tipos de serviço diferentes, o setor de TI basicamente toma conta dos processos digitais que envolvem uma empresa. Isso significa lidar com atualizações dentro do sistema, armazenar e remanejar documentos e arquivos importantes, tomar conta da segurança dentro da empresa, chegando até mesmo a sugerir e desenvolver aplicativos que funcionem para a empresa.
Essas funções carregam entre si uma certa hierarquia atualmente, na qual alguns projetos são mais presentes no mercado do que outros, e por isso pode ser importante entender qual pode ser mais útil para cada situação.
A começar pelo que é talvez o mais importante: o armazenamento e configuração de dados. Hoje em dia, algo que é imprescindível é a centralização da informação que uma empresa armazena. Em outras palavras, a maneira como uma empresa organiza seus dados é a maneira como uma empresa otimiza todos os seus processos. Isso porque muito do tempo gasto em setores de TI vem justamente desse armazenamento, que ao ser feito de forma preguiçosa, pode custar muito para um negócio.
Algo parecido com o desenvolvimento de softwares dentro desses setores. Com alta tendência em empresas de grande porte, com foco em atender um grande número de clientes, os projetos de tecnologia da informação relacionados a aplicativos trabalham os chatbots e a experiência do usuário relacionada a isso.
O importante de entender como essas tendências afetam o mercado é o que faz uma empresa ser competitiva no cenário atual. Diferente dessas tendências que marcam atualmente o jeito de fazer negócio, existem também algumas maneiras ultrapassadas de organizar projetos de tecnologia da informação.
Um exemplo disso é a má gestão do setor de TI, que é um dos setores com maior flexibilidade dentro de uma empresa. A partir do momento que uma empresa passa a tratar esse setor com horários rígidos e reuniões presenciais, os resultados podem começar a diminuir. Esse é também o caso para líderes ou gestores de projetos de tecnologia da informação que estão focados exclusivamente dentro de seus setores. O importante hoje em dia é usar esses recursos de maneira inteligente e plena.
Invista em planejamento estratégico
Por isso mesmo, a maior tendência dentro de projetos de tecnologia da informação atualmente é o planejamento estratégico. A partir de uma organização arrojada, focada na rapidez dos processos, o setor de TI pode ser o hub do desenvolvimento de ideias de uma empresa.
Afinal, os projetos precisam ser ajustados de maneira adequada dentro de uma empresa. A partir do momento que é realizado o brainstorm para que esses projetos sejam a prova de erros, qualquer tipo de insegurança é eliminada.
O mais importante é que o setor esteja concentrado no resultado final, para que as ações tomadas por parte da empresa sempre tenham retorno. Organizar bem os projetos de tecnologia da informação, portanto, funcionam também de maneira a assegurar esses resultados.
O que evitar em projetos de tecnologia da informação
Por isso, para evitar que erros sejam cometidos nos projetos de tecnologia da informação, algumas ações são exigidas.
A começar pela falta de comunicação, que é algo que deve ser evitado a todo instante. Muitos projetos não sucedem no mercado por erros bobos, e esses erros sempre partem de uma equipe que não se comunica entre si e com seus superiores. Por isso mesmo já foi descrita aqui a importância do gestor, responsável por comunicar a situação para empresa e para os funcionários.
Da mesma forma, um projeto que não é planejado, que possui ações de última hora, também não é um projeto ideal de tecnologia da informação. Afinal de contas, toda e qualquer empresa que não se responsabiliza pelos seus prazos é uma empresa incapaz de se sustentar. Documentar corretamente todos os dados de um projeto, acompanhar ele passo a passo para que nada seja irregular, é a maneira certa de evitar erros em projetos de tecnologia da informação.
O papel do gestor da tecnologia da informação
Por isso, em muitos casos, os projetos de tecnologia da informação acabam sempre apontando para uma pessoa: o gestor. Como descrito acima, é o responsável por todo o planejamento e ações realizadas durante o processo. Para que um gestor seja competente na sua função é preciso que ele siga alguns parâmetros.
A comunicação com a equipe é um desses parâmetros, habilidade que deve estar afiada. Uma dica para que o gestor cumpra bem esse papel é retornar para as dicas já descritas aqui a respeito das tendências que permeiam um projeto de tecnologia da informação.
Por exemplo, um gestor que não respeita o horário de trabalho flexível do grupo de TI, ou que é incapaz de cumprir as demandas, não é um bom gestor de tecnologia da informação.
Em suma, para que um projeto de tecnologia da informação seja bem realizado, é preciso que ele tenha um gestor que seja capaz de atuar em um nível estratégico. Entendendo as necessidades emocionais da equipe, assim como as questões legais e técnicas, a partir da experiência. Afinal, liderar uma equipe de TI atualmente, é como liderar grande parte de uma empresa.