4 dicas para o plano de gerenciamento de projetos de TI

4 dicas para o plano de gerenciamento de projetos de TI

O gerenciamento de projetos na área de TI tem se provado ser uma das melhores maneiras de impulsionar um negócio no mercado atualmente. Isso se dá por diversos motivos que vão desde práticas que auxiliam na produção e concepção do produto até métodos que fazem esse processo se tornar mais intuitivo e mais rápido. Com um plano de gerenciamento de projetos para TI, é possível estar preparado para várias oportunidades que estão disponíveis dentro da empresa, seja através da equipe ou do projeto em si.

Até porque toda empresa que conta com um setor de TI tem em suas mãos sempre a capacidade de potencializar seus projetos. Trata-se de um setor que conta com múltiplas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas de forma dinâmica, fazendo com que estratégias sempre estejam à disposição do gestor da empresa.

Porém, antes de mergulhar de cabeça dentro do plano de gerenciamento de projetos para TI, é preciso estar atento a algumas características. Por mais que se trate de uma estratégia que pode ser utilizada de maneira ampla e geral para qualquer empresa, ao aplicar um plano de gerenciamento de projetos, o setor de TI deve estar atento para como ele irá realizar esse processo. Trata-se de um momento que envolve escopo, riscos de projeto, custos gerais e alteração da estrutura para acomodar o plano, ou seja, é um momento que exige muita racionalização.

Áreas de TI para aplicar um plano de gerenciamento de projetos

Dessa forma, a melhor maneira de entender como o plano de gerenciamento de projetos pode ajudar a sua empresa, é através de como ele é aplicado diretamente no setor de TI. Por se tratar de uma ação que envolve a delegação e organização de tarefas, o plano de gerenciamento de projetos é uma estratégia que pode ser aplicada a qualquer objetivo da empresa, seja ele através de um produto ou do serviço prestado.

Assim, um jeito bom de entender como o plano de gerenciamento de projetos pode ser aplicado na área de TI é através da criação mais eficiente dentro das ações feitas nesse setor. Projetos que envolvem a criação e manutenção de hardwares e softwares, a fundação de uma infraestrutura capacitada para lidar com o armazenamento de dados e a rede da empresa, o estabelecimento de sistemas capazes de lidar com a segurança de dados e backup diário do setor, tudo isso funciona de maneira que o plano de gerenciamento de projetos pode ajudar.

Método PMBOK

 4 dicas para o plano de gerenciamento de projetos de TI

A ideia, portanto, é que o plano de gerenciamento de projetos passa por etapas que são pré-definidas, com o auxílio de determinadas diretrizes gerais e ferramentas especializadas. Assim, todo plano de gerenciamento de projetos deve passar por uma iniciação, um planejamento, uma execução, junto de um monitoramento e controle para poder encerrar o processo. Falando dessa maneira, pode parecer que o plano de gerenciamento de projetos pode ser uma estratégia geral demais, porém, a partir do conhecimento a respeito de guias como o PMBOK, é possível entender como especificar mais todo o plano para que ele se adeque a sua empresa.

O PMBOK, que é uma sigla que pode ser traduzida como Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é literalmente um guia, controlado e revisado pela PMI (Project Management Institute), para ajudar, sem fins lucrativos, empresas de todo o mundo que precisam saber como aplicar melhor um plano de gerenciamento de projetos.

A ideia deste guia, portanto, é que ele foi criado com a ajuda de vários gestores que tiveram processos de iniciação, execução, planejamento e controle de projetos, e dessa forma, com esse conhecimento o guia possui informações a respeito do que se deve ou não fazer. Trata-se do compartilhamento de experiências práticas e reais para poder ajudar o gestor novo a entender como realizar um bom plano de gerenciamento de projetos.

A única coisa a se notar é que esse método deve estar compatível com as práticas da sua empresa. Isso significa que é de extrema importância entender o guia como um direcionamento especializado, capaz de ajudar literalmente pessoas que passaram ou passam pela mesma situação.

Método SCRUM

Porém, para quem quer saber mais a respeito de um bom plano de gerenciamento de projetos na área de TI que é mais geral e que pode ser aplicado de maneira ágil, existem outras possibilidades. Um deles, que talvez seja um dos métodos que está ganhando mais popularidade no setor, é o método SCRUM, focado na produção rápida de softwares.

Esse método tem como direcionamento o estabelecimento claro das etapas e o desenvolvimento focado na equipe. A ideia é que quando as etapas são claras, definidas e realizadas uma após a outra, em contrapartida ao método de cascata que empurra as etapas entre si, o projeto pode fluir melhor, evitando desperdícios de tempo, que resultam ultimamente no melhor controle de gastos.

Variáveis que precisam de atenção

Percebe-se a partir desse método, que o plano de gerenciamento de projetos de TI possui capacidade de ajudar determinados processos, como a criação de softwares, a partir sempre do que todo projeto precisa ter: planejamento e boa estruturação.

Seja através da equipe ou de como o projeto é iniciado dentro da empresa, é sempre importante que o gestor esteja atento à qualidade final do produto, assim como também é necessário entender os riscos do projeto, que envolvem o seu escopo, seus prazos e as suas prioridades.

Como implementar um bom gerenciamento?

4 dicas para o plano de gerenciamento de projetos de TI

Assim, para poder implementar um bom plano de gerenciamento de projetos, é preciso saber que não é qualquer guia ou método que irá se encaixar adequadamente a sua empresa.

Ter uma noção realista dos prazos, assim também como a compreensão a respeito do método que funciona a partir do orçamento e estrutura disponíveis é a dica número um para poder garantir que o projeto funcione exatamente como ele deve: auxiliando na rotina da empresa, ao mesmo que estabelecendo novos patamares de estratégias de expansão.

Conclusão

Dessa forma, percebe-se que existem várias coisas a qual um gestor deve estar atento na hora de estabelecer um plano de gerenciamento de projetos. Isso faz com que também seja necessário saber de antemão a respeito desses métodos, com uma consultoria especializada que só a Simple Vision It é capaz de realizar.

A partir da nossa consulta, é possível saber mais a respeito das diferentes ferramentas que podem ser usadas para ajudar no gerenciamento de projetos, sejam elas os ERP ou os diversos aplicativos proporcionados pela SAP para ajudar a agilizar seus processos. Ter o conhecimento mais especializado pode ser justamente aquilo que fará diferença na hora de estabelecer um plano de gerenciamento de projetos capacitado.

Índice de Conteúdo