Trabalhar com Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) vem se tornando uma necessidade de empresas de diferentes portes, desde as que estão começando a atuar, como as que já estão estabelecidas no mercado. Nesse sentido, o SAP é um ERP desenvolvido para suprir as necessidades de gestão das empresas de vários tamanhos e de diferentes tamanhos. Mas, você conhece quais são os módulos do sistema SAP na atualidade?
É cada vez mais comum encontrarmos desenvolvedoras de software de gestão empresarial, mas nem sempre os sistemas desenvolvidos estão prontos para suportar as demandas das empresas.
Na contramão da grande maioria dos ERP, o Sistema SAP é totalmente adaptável, principalmente pela possibilidade de ser dividido em módulos do sistema SAP.
Inclusive, quando você contrata o SAP, você pode desenvolver só uma área de atuação da empresa, seja ela financeira, contabilidade, logística ou outros, ajudando a um determinado setor da empresa a se desenvolver de maneira mais organizada.
Ao mesmo tempo, caso você precise, você também pode englobar todos os setores no mesmo sistema SAP, utilizando todos os módulos do sistema SAP que a desenvolvedora pode oferecer. É isso que acontece, por exemplo, nas grandes empresas que utilizam o SAP, como a Boticário, Petrobras, entre outras.
Módulos do sistema SAP
No total, existem mais de 15 módulos do sistema SAP. Essa divisão faz com que o sistema seja completo, integrando diferentes áreas das empresas, de acordo com o tamanho e o porte de cada corporação e a quantidade de setores de atuação que ela possui.
Na sequência, selecionamos os principais módulos do Sistema SAP, que são os mais utilizados atualmente no mercado:
- Financial Accounting (FI)
- Controlling (CO)
- Materials Management (MM)
- Sales and Distribution (SD)
- Production Planning (PP)
- Quality Management (QM)
- Human Capital Management (HCM)
Financial Accounting (FI)
O FI é um dos módulos do sistema SAP mais importante, pois ele é responsável por toda a área e ações que envolvem as movimentações financeiras das empresas.
Nesse módulo, você consegue ter registrado todo dinheiro que entra e sai na empresa, englobando a contabilidade geral, contas a pagar e contas a receber, tesouraria, entre outros.
Com a implementação desse, que é um dos módulos do sistema SAP, seja de forma individual, ou juntamente com os outros módulos, as empresas conseguem ter todo o fluxo de caixa devidamente registrado, ajudando a organizar e implementar ações em diferentes áreas da corporação de forma controlada, sem que isso extrapole de maneira alguma o orçamento.
Controlling SAP (CO)
Como o próprio nome já indica, o módulo do sistema SAP Controlling é responsável pelo controle e monitoramento de todas as ações, de todos os setores de atuação de uma empresa.
Entretanto, uma das principais vantagens e funções do CO é o planejamento no controle de possíveis desvios financeiros, visto que, ele trabalha na realização do cálculo real dos dados financeiros de uma empresa, comparando com os dados que foram planejados para cada mês, verificando possíveis desvios ou não.
Materials Management (MM)
O Materials Management (MM) é mais um dos principais módulos do sistema SAP, pois ele é o principal responsável pelo controle da movimentação do estoque de materiais de uma empresa.
Com a utilização desse módulo SAP, você consegue administrar as compras e vendas de materiais, o que entra e o que sai do estoque, a prestação de serviços, avaliar os fornecedores, entre outras ações.
Ele ainda possibilita a total integração com outros módulos do sistema SAP, o que para grandes empresas é fundamental. Dessa forma, de forma automática, é possível registrar a movimentação do estoque e ao mesmo tempo abrir um outro registro no módulo FI, por exemplo, registrando a movimentação financeira que foi realizada.
Sales and Distribution (SD)
Para quem trabalha com vendas, o processo completo da realização da comercialização dos produtos ou dos serviços que são oferecidos são parte fundamental do sucesso das empresas.
Para administrar essas relações comerciais, envolvendo empresa e cliente, englobando desde o momento do primeiro contato até o ato efetivo da venda, o Sales and Distribution (SD) é o módulo do sistema SAP ideal.
Nesse módulo, todas essas ações são registradas em “documentos de vendas”, que podem ser divididas em 4 partes para garantir ainda mais organização dos processos de vendas das empresas: cotação, ordem de vendas, remessa e fatura.
Production Planning (PP)
O setor de produção também é uma área fundamental para que empresas consigam comercializar seus produtos. Para gerir e abranger todo o processo produtivo, desde a organização da demanda, listas e compras de materiais para a produção, entre outros aspectos.
As funcionalidades do Production Planning podem ser divididas em duas partes: planejamento de produção e controle da produção.
O planejamento da produção envolve todo o processo de organização da produção para atender uma demanda, a verificação dos pedidos, a previsão das vendas, compra de produtos intermediários e matérias primas, entre outras.
Já o controle da produção é relacionado com a etapa em que as práticas produtivas estão ocorrendo. Primeiramente, é montado, por exemplo, um roteiro de fabricação, ou seja, as etapas que estarão presentes durante o processo produtivo. Além disso, é calculado um tempo em que essa etapa deverá ser finalizada.
Posteriormente, é possível comprar esses números com o tempo real gasto para a produção, e com a compra de materiais que foi necessária para que o processo fosse finalizado.
Quality Management (QM)
A qualidade dos processos que são realizados por uma empresa também é um dos aspectos mais importantes para o sucesso no mercado.
Nesse sentido, a SAP também possui um módulo para controle da qualidade da produção, que é o Quality Management (QM). Esse é um dos módulos do sistema SAP, e trabalha para acelerar os processos de uma empresa, visto que, auxilia no gerenciamento de toda a produção, verificando a qualidade das ações e dos produtos.
Para que ele seja funcional, é importante que ele esteja trabalhando em conjunto com módulos do diferentes setores, tais como: vendas, planejamento, controle, gerenciamento, inspeção, entre outros.
Human Capital Management (HCM)
O setor de RH ( Recursos humanos), é o segmento de uma empresa responsável pelo trato com os próprios funcionários. Normalmente, são profissionais dessa área que atuam em todo o processo de contratação, demissão e administração dos funcionários.
Nesse sentido, as ações que são executadas pelo setor do RH, como a contratação, avaliação de performance, promoções, pagamento, demissões e outras, podem ser todas registradas no Human Capital Management (HCM).
Outros módulos
Esses são apenas alguns exemplos dos principais módulos do sistema SAP, mas é importante destacar que existem mais uma variedade de módulos que também podem ser implementados para tornar o ERP ainda mais completo. Conheça:
- Supplier Relationship Management (SRM)
- Fixed Asset Management (AM)
- Business Warehousing (BW)
- Warehouse Management (WM)
- Advanced Business Application Programming (ABAP)
- Plant Maintenance (PM)
- Project System (PS)
- Logistics Execution (LE)
- Financial Supply Chain Management (FSCM)
Customização
Para finalizar, é importante destacar a possibilidade de customizar o ERP SAP, dependendo das necessidades de uma empresa.
Naturalmente, ao optar por um software customizado, indo de acordo com o que sua empresa mais precisa, você precisará de mais recursos na aquisição e na manutenção do software.
Já se você usar o standard, que é o ERP completo, que já foi previamente desenvolvido e é apenas implementado nas empresas, os custos são um pouco mais baixos e, mesmo sem a possibilidade de customização, costuma conseguir atender todas as demandas de empresas de diferentes portes.
Conclusão sobre os módulos de sistema SAP
Como vimos no artigo, o ERP SAP pode ser implementado de diferentes maneiras. Dependendo da necessidade da empresa, você pode optar por contratar um ou mais módulos do sistema SAP, sem adquirir o ERP completo. O contrário também é válido, e é o que ocorre em grandes empresas que trabalham com o SAP, que implementam o software completo para modificar todas as ações internas e externas.
Nos siga no nosso Linkedin!