Cada vez mais, as diversas funções dos Sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) vem se tornando indispensáveis para o crescimento de empresas. Mas, você sabia que existem ERP gratuitos? Sabe quais são os melhores? Será que vale a pena utilizá-los? É isso que veremos a seguir.
Para os leigos, que não conhecem exatamente de que forma os ERP gratuitos atuam nas empresas, é interessante fazer um rápido resumo.
De modo geral, como o próprio nome já indica, os ERP gratuitos são softwares, que atuam em diferentes processos das empresas, como na área orçamentária, administrativa, controle dos processos, integração entre setores da empresa, entre outros.
Nesse caso, o software é gratuito, ou seja, as empresas que optam por essa escolha não precisam fechar contratos muito complexos, já que não é necessário um investimento para adquirir o software e nem para mantê-lo funcionando.
Existe uma grande variedade de modelos de ERP gratuitos, sendo que cada um possui um funcionamento próprio e funções específicas. Aqui, selecionamos 3 ERP gratuitos que mais vem crescendo no mercado e falaremos mais sobre eles, entendendo suas funções e descobrindo se realmente vale a pena utilizá-los.
Bling ERP
O primeiro ERP gratuito que selecionamos é da Bling, que possui versão nos dois modelos: pago e gratuito.
Ele é mais voltado para pessoas físicas e para quem atua como microempreendedor individual.
Nesse sentido, pode ser uma opção para quem está começando um negócio individual, e que não precisa integrar muitas ações e setores da empresa.
No total, possui uma capacidade de armazenamento de 3MB.
Diferente de outros ERP da mesma desenvolvedora, que são mais robustos e possuem versões pagas, o ERP gratuito da Bling, que é chamado de Níquel, não emite nota fiscal.
FOX Manager
O Fox Manager é mais um ERP Gratuito, que permite que até 2 usuários da empresa utilizem.
Assim como anteriormente, também possui as versões pagas, com atribuições ainda maiores e treinamentos gratuitos para que as empresas se adaptem rapidamente ao software.
O Fox Mager gratuito possui diversas ferramentas, trabalhando em prol de tornar a gestão empresarial mais prática e otimizada.
Entre as principais funções do ERP gratuito Fox Manager, estão: módulos financeiros (contabilidade, finanças, compras, vendas, fiscal, entre outras), uma certa quantidade de emissão de notas fiscais mensais, emissão de boletos reduzidos, etc.
A principal vantagem e diferença entre o Fox Manager e o software anterior é a emissão de notas fiscais, que muitas vezes pode ser fundamental para os negócios.
ERP Lite Free Plus
De acordo com a própria empresa que criou o ERP Lite Free Plus, que é o nosso último ERP gratuito, ele “ajuda a sua empresa a crescer”.
Assim como os outros ERP gratuito que selecionamos, o Lite Free Plus possui diversas funções modernas que trabalham para desenvolver a gestão de empresas, especialmente as micro e pequenas empresas.
Possui banco de dados em memória, é um ERP gratuito prático e intuitivo, fácil de aprender as principais funcionalidades.
Apesar da praticidade, e de possuir uma base pré configurada, a empresa desenvolvedora também oferece treinamento para que você possa entender como ele funciona.
Atualmente, o ERP Lite Free Plus atende mais de 80 mil empresas, de acordo com informações da própria desenvolvedora.
Seu principal campo de atuação é na gerência da contabilidade, vendas, transações financeiras e controle do estoque de mercadorias e produtos.
Existem algumas restrições em relação a certas atribuições, como na emissão de notas fiscais e no atendimento de assistência técnica. Para conseguir esses elementos de forma integral, é preciso adquirir um plano mais robusto desse ERP.
Período de teste gratuito
Apesar de existirem diversos ERP gratuítos, a grande maioria dos ERP pagos, possuem período de teste gratuito.
Isso é uma ideia importante, pois faz com que você consiga verificar se, para a sua empresa, vale a pena investir em determinado ERP.
Nesse período de teste gratuito, você consegue compreender as principais funções, especialmente no controle das vendas, do estoque e da contabilidade da empresa.
O que é recomendável?
Bom, como vimos, os ERP gratuitos normalmente são mais utilizados por microempresas, pequenas empresas, negócios individuais ou Microempreendedores Individuais.
Isso acontece porque, costumeiramente, o ERP gratuito permite que poucos usuários usufruam do software, até porque as atividades dessas empresas acabam tendo menos possibilidades.
Dessa maneira, para um negócio que já possui um nível de faturamento mais amplo, pelo menos cerca de 30 mil de faturamento mensal, o ERP gratuito já não é mais recomendável.
Mas por que ele não vale a pena para negócios com faturamentos mais altos?
Bom, para começar, essa limitação de usuários já dificulta a utilização de um ERP gratuito em empresas maiores, visto que, como existem diferentes setores e atribuições, é interessante que mais usuários possam utilizar o software.
Atualmente, um Sistema de Gestão Integrada deve ser como o coração do negócio, principalmente pelas inúmeras vantagens que eles oferecem para as empresas, onde passa o sistema financeiro, o CRM da parte comercial, integração com boleto, pagamento, recebimento, área comercial, área de produção, área de logística.
Dessa maneira, este software ajuda a diminuir a mão de obra de uma empresa, visto qu, as suas funções conseguem suprir essa necessidade de contratação de novos funcionários.
Entretanto, ele só consegue fazer tudo isso e muito mais, quando empresas adquirem os softwares pagos. A princípio, muitas empresas ficam com o pé atrás, acreditando que esse investimento em softwares pagos trará prejuízo, mas é totalmente o oposto.
Com essas ferramentas, o software pago garante muito mais integração entre os setores da empresa, controle organizado das ações das vendas e pagamentos, maior controle do estoque e menos necessidade de mão de obra.
Para finalizar, se você adquirir um ERP gratuito, você não conseguirá ter o suporte necessário durante o período de uso.
Ou seja, imagine só o software travar ou parar de funcionar em determinado processo. Sem o suporte para a manutenção e atualização do software, você pode acabar perdendo dados das vendas, registros, relatórios que foram elaborados, o faturamento, etc.
Por isso, para empresas de médio e grande porte, que possuem um faturamento pelo menos no valor que foram mencionados anteriormente, é inadmissível utilizar um ERP gratuito, sendo que isso pode prejudicar demais a otimização dos processos internos e dificultar o crescimento dentro de um mercado amplamente difundido.
Conclusão sobre ERP gratuitos
Como vimos, existem alguns ERP gratuitos bem elaborados, que se destacam sobre os demais. Entretanto, quando falamos em empresas de porte mais elevado do que micro e pequenas empresas, a utilização desse modelo de ERP não vale nenhum pouco a pena, pois pode atrasar todas as práticas organizacionais e de controle de uma empresa, já que, não possuem as funções necessárias para administrar um negócio de sucesso.
Nos siga no nosso Linkedin!