Gestão de Outsourcing de TI: Entenda como fazer

GESTÃO DE OUTSOURCING DE TI: ENTENDA COMO FAZER

Nenhum setor econômico cresceu e se desenvolveu tanto como o da tecnologia e informática. As empresas e companhias foram tomadas pela digitalização e automatização de todos os setores e obrigadas a acompanhar a tendência, por isso um profissional de TI nunca foi tão requisitado no mercado como vem sendo nesses últimos anos. A profissão vem evoluindo e se organizando por conta do grande e rápido crescimento, várias formas de organização e condução do trabalho já surgiram e estão se estabelecendo cada vez mais no mercado empresarial, como é o caso da gestão de outsourcing, assunto que será tratado ao longo do texto. 

Diferenças entre insourcing e outsourcing

Diferenças entre insourcing e outsourcing

Esses dois termos em inglês representam duas formas muito comuns de gestão de serviços específicos em empresas. O insourcing é internalização de operações de determinados setores da companhia. As funções ligadas a partes administrativas da empresa e que não fazem parte da especialidade da firma são realizadas todas internamente. Marketing, contabilidade e o TI, por exemplo, são algumas dessas funções as quais, no modelo insourcing, seriam executadas pela própria companhia, tornando necessário a contratação desses profissionais além da elaboração de uma infraestrutura que sustenta o funcionamento dessas áreas, no entanto, ter a equipe por perto sempre facilita a gestão e o controle desses setores.   

Por outro lado, o outsourcing caminha em oposição ao insourcing. Se no insourcing essas funções administrativas são realizadas internamente, no outsourcing elas são todas transferidas para empresas ou profissionais especializados e que se dedicam unicamente à área contratada. Esse tipo de serviço é conhecido popularmente como terceirização. O outsourcing se encaixa em um modelo específico de terceirização, pois somente inclui serviços de administração empresarial, como o TI, que será abordado mais profundamente a seguir. 

Vantagens e desvantagens do outsourcing de TI

Vantagens e desvantagens do outsourcing de TI

Todos os tipos de gestão possuem seus defeitos e dificuldades, porém alguns acabam, no fim, sendo mais compensatórios. Confira as vantagens e desvantagens da implantação do outsourcing de TI na sua empresa. 

Desvantagens

Controle

Com uma boa gestão de outsourcing, você não possuirá o total controle do setor de TI uma vez que ele será organizado e administrado por uma outra empresa especializada na área. Alguns vêm isso como uma perda na qualidade ou na funcionalidade da empresa, porém outros se sentem aliviados de não precisar mais se preocupar com o que não é o foco da companhia.

Racionamento de vagas

Se sua empresa não possui um setor de TI pois utiliza dos serviços de terceiros, logicamente a vaga de serviço no seu negócio não será necessária, muito menos requisitada, tornando a variedade de serviços possivelmente contratáveis algo ainda mais limitado para a população no contexto em que sua empresa está envolvida.

Vantagens

Produtividade

No momento em que uma empresa de fora é contratada para os serviços relacionados ao TI, um ponto de foco é apagado das dependências da sua empresa, uma vez que se torna tarefa externa. 

Sem um setor a mais para desviar a atenção das funções principais da sua companhia a produtividade da sua equipe do seu ambiente de trabalho como um todo se intensifica profundamente.

Menos riscos

Se uma empresa tem como sua especialidade o manejo dos setores de tecnologia e informática empresarial, é certo que o acerto e o sucesso do serviço serão muito mais garantidos, pois fornecer esse serviço é o produto principal. Portanto, a quantidade de riscos e de inconveniências que poderiam ser sofridas caso o cargo não fosse terceirizado são reduzidas drasticamente. 

Menos despesas 

Caso o serviço não seja terceirizado, a empresa será obrigada a criar um setor próprio de TI no âmbito de suas dependências e, para isso, seria necessária a contratação de um profissional ou até mesmo uma equipe qualificada, dependendo do tamanho da empresa, investimento em equipamentos, sistemas e infraestrutura geral. 

Caso seja terceirizada tenha uma boa gestão de outsorucing, não será necessária a criação do setor nem a contratação de pessoal especializado. 

Resultados certeiros

Ninguém melhor para resolver seus problemas técnicos do que uma empresa especializada no assunto. Não só pela qualidade da execução do trabalho, mas também pela velocidade e eficácia do serviço. 

Essas empresas são mais modernas, com equipamentos de ponta e uma qualificação profissional inigualável. 

Como fazer uma gestão de outsourcing de TI eficaz

Como fazer uma gestão de outsourcing de TI eficaz

Faça um bom contrato

Saber de suas especificidades e expressá-las detalhadamente é essencial para uma boa gestão de outsourcing de TI na área de TI. Importante saber os limites e compatibilidades de sua empresa para conseguir redigir o melhor contrato possível entre as duas firmas, para que se tenha uma parceria durável e benéfica para ambos. 

Estabeleça objetivos

Ter metas bem definidas e estruturadas a respeito do objetivo a ser alcançado com o outsourcing de TI que está sendo iniciado é de extrema importância para o sucesso da relação de trabalho e parceria entre os dois.

Selecione um porta voz 

Importante eleger um funcionário de sua confiança é muito conveniente e adequado para que haja uma relação de confiança entre o contratante e o contratado. Esse porta voz seria encarregado da comunicação entre você a empresa contratada, para existir um excelente diálogo e evitar qualquer tipo de desentendimento. 

Registre tudo 

Todo diálogo trocado entre você e a empresa contratada deve ser anotado e registrado para que, em caso de algum erro de comunicação ou uma má interpretação possam ser facilmente esclarecidos e até evitados.

Boas práticas na gestão de outsourcing de TI

A sensatez na contratação do outsourcing é exaltada pela grande parte dos especialistas em gestão empresarial e não é à toa. Porém, o resultado não vem de graça. Além dos custos inclusos no contrato, também é necessário possuir uma boa relação com as empresas contratadas. 

Boas práticas como a seleção de um porta voz certo e eficiente, coleta e organização das informações trocadas entre as empresas e definir objetivos claros, concretos e atingíveis, são todas essenciais para o bom funcionamento da relação e, consequentemente, para o desenvolvimento produtivo da sua companhia. 

Conclusão sobre gestão de outsourcing de TI

Sem mais delongas, concluímos que o outsourcing é uma maneira de gestão muito eficiente e lucrativa em termos administrativos, principalmente no setor de tecnologia e informática empresarial, o TI.

E é nesse campo que a Simple Vision It se destaca com os serviços oferecidos, pois possui profissionais competentes e eficientes que são preparados para construir uma relação duradoura e sólida com sua empresa no modelo de outsourcing explicado ao longo do texto.

Esse é o setor que mais cresce e evolui com o passar dos anos, portanto nunca se tornará obsoleto ou descartável. 

Índice de Conteúdo