A maneira como um setor de TI pode ser organizado, muitas vezes, corresponde às diversas formas como uma empresa lida com seus recursos, isso podendo estar relacionado tanto a gastos quanto a sua metodologia, mindset e objetivos no geral. Trata-se da gestão de infraestrutura de TI, que corresponde a como são feitos os projetos, como são reduzidos os custos, e como os fluxos de informação podem ser agilizados.
A gestão de infraestrutura de TI tem se tornado cada vez mais importante, muito porque os negócios, hoje, dependem cada vez mais de um bom uso de tecnologia. Seja na parte de atendimento ao cliente, ou na obtenção de resultados, é sempre possível remanejar os elementos da infraestrutura da tecnologia de maneira a deixá-la mais adaptável para a sua empresa.
Afinal, cada vez mais se torna necessário, por parte dos gestores, entender o que a sua empresa faz, como a sua rotina funciona, para que então as ferramentas sejam adaptadas de forma inteligente, seja através do uso de softwares ou hardwares.
Dica 1: Criar roteiro de controle e manutenção
A primeira etapa a ser realizada na hora de tornar a gestão de infraestrutura de TI mais eficiente é a criação de um roteiro de controle e manutenção. Isso significa montar um projeto e uma rotina para o setor de TI de maneira que ele fique disposto a produzir da forma mais prática possível.
Para poder realizar isso é simples. Basta estabelecer um período de tempo na qual a empresa realiza seus ciclos de projetos, usar esses ciclos de maneira que eles fiquem bem claros para a equipe e para os funcionários, deixando assim mais fácil qualquer tipo de relação diária.
Além de deixar as funções bem estabelecidas, esse roteiro de controle acaba deixando também a gestão de infraestrutura de TI mais fácil de ser organizada, principalmente quando se trata de apontar os problemas a serem resolvidos. Afinal, quando se tem uma rotina e projetos bem estabelecidos, é mais evidente quando estes não estão respondendo da maneira como deveriam.
Dica 2: Procure automatizar atividades
O que leva a dica complementar a primeira etapa na hora de tornar eficiente a gestão de infraestrutura de TI: sempre automatize o máximo de atividades possível. Como foi descrito anteriormente, toda forma de tecnologia está sendo adaptada dentro das empresas de maneira a ajudar na organização geral, e por isso, não é uma opção ficar de fora da automatização dentro do setor de TI.
Muito porque é essa a forma que todos estão utilizando, hoje, para cortar gastos de forma mais produtiva. Com os resultados proporcionados por ERPs e softwares de gestão em geral, muitas das atividades que não precisam ser feitas por humanos, acabam sendo realizadas sem a necessidade de supervisão. É o caso das máquinas que realizam operações burocráticas e permitem o fim dos gargalos na gestão de infraestrutura de TI.
Dica 3: Escolha softwares com foco em eficiência
Porém, outra coisa que também foi dita anteriormente no texto tem a ver com a adaptação que é necessária por parte das empresas em geral. Até porque, quando se trata de softwares de gestão, não são exatamente todos que irão dar o melhor resultado possível para o seu negócio.
Tendo isso em vista, a melhor opção para quem quer automatizar e melhorar o fluxo das operações, naturalmente a melhor opção são ERPs, aplicativos de gestão de empresas, que justamente podem ser focados na gestão de infraestrutura de TI, em que os processos são agilizados.
Aplicativos como o da SAP, frequentemente, se desdobram de diversas formas para poder dar todos os módulos e formatos disponíveis de aplicativos de gestão, para que a interface, programação, ferramentas e utilidade seja a melhor possível dependendo de como será feita a gestão de infraestrutura de TI.
Dica 4: Terceirizar equipe
O que leva a um outro lado da gestão de infraestrutura de TI, que não passa pelos hardwares e softwares, mas sim pela equipe. Muitas vezes, é difícil montar uma equipe que atenda a suas necessidades e resultados, fazendo com que seja preciso procurar por alternativas. Uma delas, que tem dado cada vez mais resultados na área de gestão de infraestrutura de TI, é a terceirização das equipes de tecnologia dentro das empresas.
Por ser capaz de reduzir os gastos com funcionários, a terceirização acaba trazendo diversas formas do gestor se adaptar, tanto a meios tecnológicos, quanto metodologias novas de organização. Isso porque uma equipe que funciona paralelamente traz todas as qualidades de um pessoal capacitado, ao mesmo tempo que sem as necessidades de agrupar e burocratizar as funções dessa mesma equipe.
Com a comunicação remota, o controle baseado na tomada de decisões, e com a liberdade garantida para os funcionários, torna-se fácil visualizar os resultados que podem sair dessa forma de organizar a gestão de infraestrutura de TI.
Dica 5: Utilize backup em nuvem
Para complementar todas as dicas apresentadas até aqui, é fundamental manter os dados da empresa bem gerenciados, e uma excelente maneira de garantir isso é por meio de backups, especialmente aqueles que se concentram em armazenamento em nuvem. Reforçando a importância de uma gestão de infraestrutura de TI eficiente, é essencial que as empresas tenham segurança e confiabilidade no armazenamento de seus dados. Nos dias de hoje, isso é um requisito obrigatório para garantir a continuidade dos negócios e a proteção dos dados.
Isso garante que o fluxo de informações aconteça sem interrupções, e faz com que essas informações estejam seguras. A pior falha que pode acontecer em uma gestão de infraestrutura de TI é o comprometimento dos dados, fazendo com que tudo tenha que recomeçar do zero, dessa forma, ao estabelecer um backup em nuvem, é possível estar sempre seguro com relação à organização geral de toda a empresa.
Uma melhor gestão de infraestrutura de TI para o seu negócio
Existem muitas maneiras de blindar a gestão de infraestrutura de TI dentro do seu negócio, seja por meio de estratégias que são conhecidas atualmente para grande parte das empresas de sucesso, ou do uso de tecnologia de qualidade para manter a organização intacta.
Dessa forma, para poder usufruir de todas as qualidades que uma gestão pode ter, é extremamente necessário poder contar com uma consultoria de qualidade, a fim de dar todas as informações que ajudam a empresa a se adaptar no mundo tecnológico.
Por isso mesmo, quando se trata da Simple Vision IT, que conta com um serviço realizado por profissionais especializados, e com um arsenal de informações relacionados aos produtos da SAP, que tem todas as funções possíveis para que o empresário realize uma boa gestão de infraestrutura de TI, torna-se totalmente possível entender sobre a gestão de forma cada vez mais fácil. Entre em contato conosco e saiba como ter uma boa gestão de infraestrutura de TI.