O conceito de SQUAD vem da formação de pequenas equipes multidisciplinares, compostas de pessoas com diferentes habilidades e áreas de atuação, com um objetivo em comum. A formação de SQUAD é recomendada com base em times de até 8 membros que trabalhem de maneira individual e autônoma, ainda que a produção e os resultados sejam complementares.
Para que a formação de SQUAD seja funcional e efetiva, é indispensável que haja colaboração e uma comunicação forte entre a equipe, que precisa estar alinhada e determinada a contribuir efetivamente a fim de alcançar um objetivo em comum, que é o resultado do projeto.
Como funciona a formação de SQUAD
Graças à globalização e o reflexo das novas formas de trabalho remoto, que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, a difícil tarefa de gerenciar pessoas remotamente fez surgir a necessidade de soluções para facilitar esse gerenciamento, principalmente quando se tratam de atividades de alta complexidade, como as que envolvem tecnologias.
Assim foi criado o conceito de formação de SQUAD, a fim de reunir grupos de colaboradores de diferentes áreas com interesses comuns, fazendo com que os serviços sejam realizados de forma mais ágil, por conta da multidisciplinaridade dos SQUADS. Para isso, existem ainda alguns métodos de organização, para que os resultados e metas possam ser atingidos corretamente, ainda que os funcionários desempenhem suas funções de maneira autônoma.
- Product Owner (Coordenador)
Embora não exista uma hierarquia bem definida, a organização na formação de SQUAD é feita através de gestores e facilitadores chamados Product Owner, que são responsáveis por auxiliar na composição dos squads. Essa composição consiste em definir as prioridades e metas, escolha e adequação dos profissionais que irão compor o SQUAD, e acompanhamentos e apoio às atividades propostas, como um gerente.
- Chapter (Seções)
Chapter é o nome dado ao time que atua no mesmo setor, ou seja, é um grupo de colaboradores que trabalha na mesma área e exerce funções semelhantes, formando um SQUAD. Como juntar profissionais da área de tecnologia da informação no mesmo SQUAD, por exemplo. O chapter possui como objetivo principal a ajuda mútua através de colaborações entre seus membros por meio de troca de conhecimentos e experiências profissionais, visto exercerem as mesmas funções, visando, assim, atingir resultados cada vez melhores.
E a melhora dos resultados pode ser notada quando esses profissionais migram para outros SQUADS, dessa vez com membros que exercem funções diferentes. Nesse momento, por ter feito parte do chapter e ter trocado informações e alinhado pontos com profissionais que exerceram as mesmas funções em outros SQUADS, todos os profissionais realizarão as tarefas e terão as mesmas metas, fazendo com que o serviço caminhe em sintonia entre todos os funcionários, evidenciando a importância da formação de SQUAD.
- Tribos
São consideradas tribos quando existem duas ou mais SQUADs trabalhando no mesmo projeto com características similares, se juntando para formar um grupo denominado tribo, ou seja, significa compartilhar as mesmas metas, ideias e realizar trocas de informações através da forte comunicação para se obter o melhor resultado.
- Guildas
As guildas são compostas por profissionais de áreas distintas que possuem interesses em comum, normalmente esses profissionais fazem parte de chapters e estão devidamente alinhados por conta dessa modalidade de formação de SQUAD, com trabalho em equipe e habilidades fortalecidas.
A formação de SQUAD torna o serviço mais ágil e produtivo, características estas que são procuradas pelas empresas que buscam atender às altas demandas do mercado e, com isso, ter a capacidade de aumentar sua margem de lucro através da maior e mais eficiente produção.
Sendo assim, fica claro a percepção de que no conceito de formação de SQUAD, não existe hierarquia, ou seja, não há uma relação de subordinação ou alguém que dá as ordens, mas sim uma divisão bem estabelecida em que todos se ajudam da melhor forma possível visando sempre a evolução do coletivo e o resultado final.
Vantagens na formação de SQUAD
As vantagens em relação a formação de SQUAD em uma empresa são várias, como maior agilidade, uma vez que os squads possuem diversos profissionais trabalhando em conjunto em busca dos mesmos objetivos, fator que gera um aumento de produtividade. Também é observado um maior engajamento e colaboração dos funcionários, que unidos visam atingir cada vez resultados melhores e mais ágeis, sempre apoiando-se uns aos outros e batendo metas em conjunto como um time, melhorando o ambiente na empresa entre os funcionários.
Outro ponto relevante é uma maior capacitação dos profissionais, uma vez que a formação de SQUAD faz com que constantemente esses membros estejam trocando informações e conhecimentos uns com os outros, aumentando sempre seu leque e oferecendo uma mão de obra cada vez mais especializada aos seus clientes.
Desvantagens na formação de SQUAD
Ainda que não sejam tantas, a formação de SQUAD também possui suas desvantagens, que vão desde a sua funcionalidade e eficácia, que certamente é maior em empresas de médio e grande porte, até questões de problema de gestão, como por exemplo a autonomia.
O fato de a eficácia ser maior em empresas de médio e grande porte se dá pela quantidade de funcionários e demanda, pois quanto maiores a empresas, maiores necessidades de serem adotadas táticas inovadoras e sofisticadas a fim de agilizar os processos de produção. Enquanto em empresas de pequeno porte, muitas vezes tanto a quantidade de funcionários, quanto suas atividades laborais não atingem o mínimo necessário para que faça com que a formação de SQUAD valha a pena.
Outra pequena desvantagem é o fato da gestão do SQUAD, pois como comentado anteriormente, não existe hierarquia, portanto, falta a imagem de um líder. Sendo assim, é necessário que os funcionários estejam preparados para a autogestão, bem como estejam dedicados ao time, ao projeto e ao coletivo, sem pensamentos individualistas. Porém, esse problema é facilmente resolvido por meio da boa comunicação e análise por parte do RH da empresa.
Dicas para montar um SQUAD na sua empresa
O primeiro passo é, juntamente com o RH da empresa, fazer uma análise de perfil da empresa, funcionários, objetivos e metas e avaliar se a empresa possui as características necessárias e se está pronta para a mudança de postura. Ao decidir a implementação da formação de SQUAD, a empresa precisa entender que todo processo de mudança pode ser demorado, ainda mais algo inovador e que foge totalmente do método tradicional de trabalho. Por isso, é normal que haja um bom período de adaptação às mudanças.
Entendendo o período de adaptação e aplicando as teorias da formação de SQUAD, a empresa precisa começar a alinhar sua cultura organizacional novamente através do novo método aderido, sendo aconselhado submeter todos os envolvidos nessa mudança a treinamentos e aprendizados sobre os mecanismos dos SQUADS, desenvolvendo suas capacidades de comunicação e trabalho em equipe, principalmente.
Após se fazer entender todos os mecanismos da formação de SQUAD entre os profissionais, chegou a hora de começar as separações dos grupos, estabelecimentos de metas e alinhamentos dos projetos da empresa, para que, assim, o trabalho possa começar.
Conte com a Simple Vision IT para implantar o modelo SQUAD na sua empresa
A Simple Vision IT fornece a você e sua empresa as melhores soluções sobre tecnologias e inovações, métodos de gestão e softwares, entre em contato e descubra como podemos ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. Pensando também na sua economia e melhores serviços, orienta e ensina sobre terceirização de serviços de TI e suas vantagens. Por também ter um blog tão completo a respeito de tecnologias, conte com a Simple Vision IT na hora de implementar as mudanças na sua empresa.