As revoluções tecnológicas sempre foram centrais para mudanças em todos os setores da vida humana, mas para o mundo dos negócios talvez ainda mais. As ferramentas mudam conforme o tempo e, uma empresa que não se adapta a elas, acaba perdendo espaço nos avanços da sociedade. O maior exemplo disso, no momento, são as ferramentas de inteligência artificial, capazes de proporcionar um novo entendimento de como são feitas as revoluções tecnológicas.
Através de sistemas automatizados integrados em softwares/aplicativos, as ferramentas de inteligência artificial são equipamentos capazes de fazer aquilo que um ser humano é capaz, porém com a vantagem da minimização dos erros causados pelo instinto, e a maximização da análise de dados. Em tese, são quase como ferramentas que operam a si mesmas, com a única exigência de que os dados coletados por ela sejam bem utilizados e processados.
Tipos de software de Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) funciona de várias maneiras. Com ou sem machine learning, para a casa ou para o escritório, em pequenos ou grandes negócios, em setores humanos ou materiais, na contabilidade e na ação prática. As ferramentas de inteligência artificial são literalmente infinitas: agendas, sistemas de coletas e análise de dados, sistemas integrados entre si como máquinas e sensores, automatização de setores para a otimização do tempo de trabalho.
Isso tudo pode ser adaptado em sistemas que funcionam “sozinhos” dependendo somente do algoritmo que reconhece os padrões e trabalha dentro da coleta de dados, que então necessita somente da supervisão e interpretação desses dados, no caso por uma pessoa ou pela própria IA. Isso pode parecer uma redução mínima de tempo, mas a longo prazo, o espaço aproveitado por esses sistemas, que é convertido em mais trabalho, acaba demonstrando como isso pode ser importante para a empresa.
Os softwares são feitos para que a ação humana seja mínima e precisa, então o funcionário ou empresário lidaria somente com aquilo que é de decisão final, ou seja, somente o que é da parte gerencial, fazendo com que o trabalho fique, finalmente, livre de problemas desnecessários.
Como os softwares de IA podem ser utilizados
Dentre os softwares que podem aproveitar da inteligência artificial, estão as ferramentas de contabilidade, capazes de agir em nível igual ao de um ser humano, sendo capaz de analisar dados básicos de estoque e reposição, altas e baixas do ano, furos dentro do sistema, fraudes e erros aleatórios. Isso tudo se dá pela IA que consegue aprender como funciona a metodologia básica da empresa com relação a compras, e assim reproduzi-las de maneira ajustável e otimizada.
Outro tipo de software é um que está cada vez mais presente no dia a dia do consumidor, se trata dos chatbots que lidam com o tratamento ao cliente. Antigamente, essa automatização do atendimento ao comprador era algo impensável, porém agora, com a existência dos robôs de auto resposta, o tempo da empresa e dos funcionários pode ser focado em problemas maiores, mais complexos. A IA que toma conta desse sistema, se integrada ainda com o machine learning ou com a Internet das Coisas, uma função que aprende com novos padrões e reforça sua própria base de dados, é ainda mais capaz de lidar com os desafios do cotidiano da empresa.
E os aplicativos não param por aí. A utilização dentro de casa e nos negócios compartilha uma função que está se tornando cada vez mais universal: a agenda eletrônica. Sendo uma das ferramentas de inteligência artificial mais representativas, a agenda organizadora dá novas proporções para os seus usuários. Com a auto sugestão com base na rotina, com o entendimento das variáveis invisíveis ao olho humano, com o processamento de dados a longo prazo. Tudo isso não só dá mais liberdade no tempo de trabalho, como também demonstra como as utilizações das ferramentas de inteligência artificial não tem fim.
Isso porque os tipos de ferramentas de inteligência artificial existentes ainda estão praticamente no começo. A função existe há muitos anos, desde a década de 50, tendo sido utilizada por empresas como a IBM para a experimentação de máquinas capazes de operar sistemas automaticamente, porém ainda permanecemos dentro desse conceito inicial. Com o diferencial do surgimento e aprimoramentos de novas inteligências artificiais, como os machine learnings – sistemas capazes de aprender com a própria experiência, agora é possível ver um novo horizonte de ferramentas.
Soluções SAP com ferramentas de Inteligência Artificial
Para poder participar desse novo horizonte de ferramentas de inteligência artificial, a SAP teve a ideia de juntar o sistema de machine learning com a integração de todos os sistemas de IA disponíveis dentro de uma empresa. Ou seja, conectar as ferramentas para que elas possam, através do ME, aprender entre si os padrões e formatações diferentes dentro da mesma empresa.
Através do suporte especializado da SAP, capaz de lidar com qualquer escala de negócios que seja, a integração contará com a proteção dos dados e as análises com prontidão gerencial, capazes de lidar com problemas atuais, e problemas que ainda surgirão e que podem ser evitados ou minimizados.
Isso por meio de ferramentas de inteligência artificial, como automatizadores de e-mail, sistemas integrados ao TI e ao RH, consultores de fatura, e organizadores. As vantagens da utilização da SAP estão na detecção automática de erros e fraudes, gestão de controle e gastos em tempo real, leitura automática de avisos de pagamentos, entre muitas outras funções. Todas de acordo com um sistema capaz de processar dados em níveis humanos e altamente focados.
Vantagens da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial em empresas
O interessante das vantagens da aplicação dessas ferramentas de inteligência artificial é que elas não somente são quantitativas, no sentido de acumularem sistemas e trabalhos para o usuário, mas também são ferramentas que agregam valor dentro de seus respectivos setores.
A agenda organizadora já citada é capaz de influenciar não só setores de contabilidade, por exemplo. Para além das suas especialidades, quando a agenda é posta em uso, todos os outros setores têm uma maior liberdade, um “alívio”, que pode ser convertido em mais redução de custos, mais otimização do tempo. Ou seja, as vantagens dessas ferramentas estão em como elas criam abertura para mais rapidez e mais adaptabilidade.
Como demonstrado, é aparentemente impossível escapar das novas tecnologias e ferramentas disponíveis, principalmente para o empresário moderno. Porém, isso não é sinal de tempos ruins, pelo contrário, é sinal de tempos novos. Com a utilização de ferramentas cada vez mais inteligentes, a acessibilidade é inevitável e, com isso, pessoas estarão mais dispostas e capazes de utilizar essas ferramentas, assim a concorrência será ampliada. O único desafio que resta aos humanos é a boa utilização desses serviços inteligentes.