O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que tem como objetivo centralizar e automatizar processos e informações. Sendo assim, o conceito de ERP Open Source representa um software de código aberto, ou seja, é possível modificá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa.

Desta forma, para lidar com este conceito de ERP Open Source e conseguir modificar e configurar suas especificações, é preciso contar com uma equipe de TI especializada no assunto, uma vez que não se trata de tarefa tão simples. 

Como funciona um ERP Open Source 

O ERP Open Source é uma modalidade de software de código aberto. Normalmente, um software possui um desenvolvedor ou programador e este profissional detém um código fonte, que o permite atualizar, alterar e prover melhorias neste software. 

Um software em código aberto, como os ERP Open Source, permite que diversos desenvolvedores e programadores realizem atualizações e melhorias no sistema, precisando apenas ter acesso ao código que, nesse conceito de software, pode ser compartilhado. 

Esse fato gera benefícios às empresas que optam por esse modelo de software pois gera uma redução nos custos de gerenciamento de sistema, uma vez que cada vez que uma modificação é feita em um software de conceito fechado, isso gera um custo de mão de obra do desenvolvedor ou programador, enquanto no software de código aberto, um funcionário da própria empresa pode realizar as modificações, desde que possua conhecimento suficiente para isso. 

O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

Quando vale a pena optar pela utilização do ERP Open Source?  

A implementação do sistema ERP Open Source vale a pena principalmente para empresas de micro e pequeno porte, que precisam de desenvolvimentos de processos muito específicos e de menor complexidade, com custos menos elevados. 

Ademais, por conta da menor complexidade dos sistemas ERP Open Source implementados em pequenas empresas, sua modificação e customização se torna mais simples, permitindo que até mesmo pessoas sem especialização na área da tecnologia da informação possam realizar, por meio de conhecimentos adquiridos em comunidades da web organizadas por programadores e desenvolvedores que trocam informações buscando solucionar dúvidas comuns e criando das linhas de código dos programas. 

Também é considerado vantajoso às empresas de pequeno porte pois a solução ERP Open Source no Brasil inovou e foi amplamente aprovada pela maioria das empresas, afinal, você pode contar com um sistema ERP com código aberto e que geralmente é gratuito, o que significa na prática que sua empresa poderá customizá-lo como quiser, sem custo algum.

O sistema ERP Open Source também pode ser implementado em empresas de médio e grande porte, todavia, sua utilização não se adequa tão bem às exigências de empresas desse porte, uma vez que, normalmente, essas empresas demandam sistemas operacionais mais complexos, com mais recursos e disponibilidades. 

O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

Por que o ERP Open Source não é recomendado para empresas de grande porte?   

Empresas de médio e grande porte possuem demandas de serviços maiores e, com isso, maiores exigências de sistemas operacionais. Isso porque dada à complexidade pela qual o sistema teria de ser submetido seria tamanha, que somente profissionais especializados seriam capazes de customizar, interferindo até mesmo na proposta de código aberto do ERP Open Source, uma vez que restringiria as modificações apenas a algumas pessoas. 

Por esse fato, não é recomendada a implementação do ERP Open Source à essas empresas, uma vez que a complexidade do software necessário exige do programador muito conhecimento e experiência, e essa mão de obra qualificada resulta tem um custo muito elevado, alto custo de customização e gerenciamento do software. 

Ademais, o software de código aberto ERP Open Source não se encontra no mesmo nível do software pago em termos de desempenho, interface e funcionalidades. Muitas vezes os usuários encontram integrações e atualizações falhas, manutenção trabalhosa ou uma instalação que leva semanas.

ERPs Open Source   

Como os principais sistemas ERP Open Source, podemos citar alguns como: 

  1. ADempiere 

Software recomendado para pequenas e médias empresas, o Adimpiere é um velho conhecido do mercado, tendo iniciado suas atividades em 2006, o tornando um dos mais completos, à medida que evoluiu com o tempo. Atualmente, oferece serviços de Supply Chain Management (SCM), CRM, compras, estoques, contabilidade, além de RH, ponto de venda, folha de pagamento e muito mais.

  1. Axelor

De origem Francesa, o software Axelor possui uma interface moderna, que não fica longe dos softwares pagos. Com a versão básica sendo open source, Axelor possui serviços opcionais para incrementar seu sistema, esse sim, pagos. Módulos básicos incluem: Compras, Faturamento, Estoque, entre outras.

  1. Dolibarr 

O sistema Dolibarr oferece ao usuário do software um sistema completo de gestão open source, que vai desde acompanhamento de faturas, contratos, estoque, pedidos e pagamentos; até mesmo suporte para point of sale (ponto de venda). 

  1. Odoo  

Conhecido por ser popular e minimalista, o sistema Odoo é um conjunto de aplicações integradas que inclui módulos para: gerenciamento de projetos, contas a pagar e receber, gerenciamento de estoques, compra e contabilidade. Muito simples de customizar, e baseado na nuvem e com uma interface intuitiva e simples, o software é um dos mais utilizados atualmente, ainda que possua algumas versões pagas. 

O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

Qual o melhor ERP pago do mercado?   

O melhor ERP disponível no mercado atualmente é o sistema SAP, líder no mercado de desenvolvimento de softwares, é capaz de centralizar o gerenciamento de dados por meio de funções de negócios com uma só versão, possibilitando que seus utilizadores tenham maior facilidade para gerenciar seus processos de negócios, ainda que sejam de alta complexidade. 

O sistema SAP é muito versátil e pode ser utilizado em negócios de todos os segmentos, permitindo que seus benefícios e facilidades sejam desfrutados em todos os setores industriais, considerando que toda empresa possui seu sistema de gerenciamento de dados e processos de negócios. A alta qualidade requer investimentos, a implementação do sistema SAP apresenta um alto valor e, por isso, deve ser efetuada em empresas de grande porte, especialmente, com média a partir de 300 funcionários. 

Portanto, caso a demanda da empresa exija um sistema operacional mais complexo e os recursos possibilitem a escolha do melhor, a implementação do sistema SAP é, certamente, a melhor opção de software de gerenciamento de processos para sua empresa. 

O que é um ERP Open Source? E quando vale a pena usar um?

Conte com a Simple Vision IT para melhor entender sobre os ERPs  

A Simple Vision IT está há anos no mercado fornecendo orientações e demais conteúdos informativos sobre o universo da tecnologia e suas inovações. Por isso, é indispensável mencionar sobre os sistemas ERPs, que vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos devido às evoluções tecnológicas e necessidades do mercado. Por isso, na hora de implementar um ERP, ou terceirizar um serviço de TI, conte com a Simple Vision IT para escolher sempre a melhor opção para o sucesso de sua empresa. 

Índice de Conteúdo