De acordo com uma pesquisa da Visa, uma das maiores empresas de pagamentos no ramo mundial, cerca de 30% dos brasileiros adultos já utilizaram em algum momento criptomoedas. Cada vez mais em pauta no mundo empresarial, o blockchain para negócios demonstra ser cada vez mais a alternativa mais segura para transações de qualquer tipo, e não há qualquer previsão para os fins possíveis desta tecnologia.
Tendo começado originalmente dentro do nicho da Tecnologia das Informações, o blockchain lentamente foi sendo introduzido no mercado de maneira a alcançar hoje algo que vai muito além das criptomoedas. Podendo ser associado a qualquer tipo de transação ou thrust, o blockchain é, antes de mais nada, um sistema inteligente e integrado, que tem como objetivo a segurança e privacidade de dados.
O que é a tecnologia Blockchain para negócios?
A tecnologia funciona a partir de um sistema de blocos de código não rastreáveis. Esses blocos são programados para serem visíveis e trancados ao mesmo tempo, funcionando através de códigos chave ou as chamadas hash que são compartilhadas e integradas entre si por esses blocos. A informação guardada por esses sistemas é então fragmentada e complexificada, para que um hacker que queira fraudar ou acessá-las seja incapaz, visto que sem uma chave ou o conhecimento total das hash compartilhadas o sistema se auto denuncia. A informação contida dentro dele pode variar infinitamente, podendo guardar informações, senhas, códigos de transação, fichas técnicas, descrições organizacionais, imagens e vídeos exclusivos.
É importante notar que com o avanço das tecnologias, ferramentas como as blockchain se tornam fundamentais, tendo em vista que os maiores problemas da modernidade estão justamente em como as pessoas estão entregues às ferramentas do dia a dia, algo que acaba, inevitavelmente, deixando todos expostos. E é para isso que o blockchain serve, para preservar toda a informação que for necessária dentro da internet, resguardando a privacidade e agilidade.
E algo que é ideal a respeito do blockchain para negócios é a sua multiplicidade de usos. Sendo dividido em blockchain público, semiprivado, privado e consórcio, a tecnologia pode ser utilizada tanto para transações universais (o Bitcoin, blockchain público), como para empresas que estabelecem relação B2B (semiprivado) ou que querem criar um sistema a ser utilizado somente por ela mesma (privado). Por último, há também o consórcio, o modelo mais ideal de blockchain para negócios, que é administrado por uma empresa que lidará somente com isso, organizando outros blockchains e conectando eles entre si para que transações integradas possam ser feitas.
O modelo de consórcio é um dos exemplos possíveis de uso blockchain para negócios, porém não é o único. Podendo também trabalhar dentro dos sistemas privados, os blocos de informação podem lidar com inúmeros dados como a prestação de contas em uma cadeia de suprimentos. Com a organização do estoque através do sistema de blocos, é praticamente impossível a fraude dentro de uma empresa que usa o blockchain, pois com esse serviço de fragmentação de dados torna-se impraticável qualquer falha ou fraude no processo.
Outro exemplo similar é dentro do sistema público, que pode utilizar de blockchains para evitar fraudes em eleições, ou simplesmente transformar o sistema de contagem de votos em algo mais prático e automatizado.
Como funciona o blockchain para negócios?
Como é possível ver, o que torna os blockchains seguros é uma mistura de segurança como uma agilidade superior a de sistemas não integrados. Isso se dá porque o blockchain para negócios possui inúmeras estruturas dentro de si, funcionando a partir de inteligência artificial e machine learning, trabalhando para que o sistema seja mais do que funcional, para que seja rápido também.
E é por isso que o blockchain para negócios é tão importante. A maneira como ele pode evoluir dentro de um sistema empresarial é múltipla. Cuidar das transações financeiras é algo que já foi citado, porém existe uma oportunidade escondida nisso.
Pois, quando o blockchain é usado, ele acaba gerando uma rede entre as funções que a empresa é capaz de fazer, conectando e-mails aos clientes, que geram dados e informações para os setores humanos e técnicos, que são capazes de então alimentar os blocos com mais capacidade análitica, até que enfim seja criado um ciclo de aprendizado e evolução, que funciona quase que automaticamente. Tudo através desse sistema que usa de pedaços para crescer e virar um todo completamente novo e mais forte.
E para que uma empresa utilize o blockchain basta pouco. Em casos especializados, somente uma conexão com um serviço de armazenamento de dados, como a Nuvem, é necessário. Para aqueles que desejam integrar o blockchain totalmente com a empresa, é necessário criar uma combinação ou código blockchain. Obviamente essas são apenas as exigências técnicas, uma vez que, para uma empresa assimilar totalmente a transformação digital, é necessário todo um compreendimento de sistemas e integrações. Setores de TI são aqueles que começaram a ter mais familiaridade com o blockchain para negócios, mas se bem compreendido, é uma estrutura que pode ser aplicada a qualquer setor financeiro.
Blockchain para negócios e a SAP
E uma demonstração de como o blockchain pode funcionar para negócios de maneira criativa é o que a SAP está fazendo com sistemas de cadeia de suprimentos. Trabalhando com fornecedores agrícolas o objetivo é deixar empresas e colaboradores do projeto com mais segurança com relação ao estoque e transação de produtos alimentícios. Pois ao mediar as transações entre empresas diferentes do setor agrícola, lidando diretamente com a sua cadeia de suprimento, a SAP está sendo capaz de não só trazer mais transparência e segurança, como também mais agilidade na relação entre clientes.
Funcionando através de um sistema especializado de integração, a SAP sempre teve como projeto a maior integração possível das novas tecnologias com qualquer tipo de empresa e setor possível, seja em pequena ou larga escala. Trabalhando com algo tão base e tão importante para a população como os produtos alimentícios, a SAP acaba demonstrando como é importante para o futuro uma transformação que agregue conectividade entre as empresas. O blockchain para negócios só tem a crescer se a integração for planejada dessa forma.
Em suma, é notório já que os blockchains, em breve, se tornarão serviços obrigatórios para todas as empresas que desejam permanecer no presente. O bom disso é que a obrigatoriedade só exige a compreensão desse serviço, que tende a proporcionar cada vez mais facilidade de acesso conforme o tempo. A popularização dele demonstrará que a segurança vai continuar sendo seu mote central, eliminando qualquer medo de transformação digital por parte do empresariado, que finalmente poderá perceber o futuro diante de uma tecnologia revolucionária como essa.