A tecnologia da informação, ou TI, há algum tempo, deixou de ser considerada apenas um suporte tecnológico, passando a ser um alicerce para as empresas. Uma boa equipe de TI agrega à sua empresa benefícios como organização, automatização, redução de gastos operacionais e aumento dos lucros.
Todo o suporte que pode ser oferecido pela equipe de TI, seja ela terceirizada ou não, certamente fará com que a empresa tenha ganhos significativos quanto a manter-se atualizada digitalmente, possuir maior organização operacional, quebrar barreiras de comunicação e aumento de produção, tudo por meio de uma boa gerência que é realizada por meio da tecnologia da informação.
A equipe TI possui como função não apenas manter os servidores e softwares em bom funcionamento e atualizados, mas desempenham um forte papel de engrenagem dentro do sistema de uma empresa, sendo responsáveis por uma produção maior e mais qualificada, elevando o nível da empresa perante o mercado. Por isso, conforme será indicado abaixo, hoje é indispensável para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, que seja gerida com o auxílio de uma equipe de TI qualificada.
As funções e responsabilidades da equipe de TI
Saber gerir a equipe de TI é um fator primordial para garantir o resultado esperado, pois quando se tem uma equipe alinhada e com funções bem definidas, o serviço prospera. Por isso, fatores como organização de ambiente, comunicação ativa, objetivos alinhados, metas traçadas e a figura de um líder bem definida são fundamentais para o sucesso de uma equipe de TI.
A organização é primordial em qualquer ramo, pois sem ela não é possível que se tenha um serviço que flua da maneira correta, acarretando problemas como perda de prazos de entregas de serviços, entre tantos problemas que a falta de organização pode causar em um ambiente de trabalho.
Manter a comunicação ativa também é fundamental, pois ajuda a fazer com que os objetivos e metas estejam sempre alinhados e sejam do conhecimento de todos, possibilitando que a produtividade seja almejada por toda a equipe de TI conjuntamente.
Possuir uma figura de liderança bem definida é o fator determinante para que tudo isso seja possível, pois o líder da equipe de TI será responsável por manter a organização, delegar funções e responsabilidades, bem como traçar metas e objetivos para a equipe. Essa gerência precisa ser feita de modo que os resultados sejam alcançados, prezando sempre pelo bom ambiente de trabalho, pois se o ambiente é leve, os resultados serão alcançados com maior facilidade.
Estabelecendo metas e objetivos claros
Como mencionado, é indispensável a uma equipe de TI a presença de um líder, capaz de liderar, gerenciar e organizar sua equipe visando o resultado, que virá por meio do estabelecimento de objetivos e metas a serem cumpridas individualmente e em conjunto, como time. Sendo assim, cabe ao líder atribuir as tarefas às pessoas corretas e direcioná-las rumo ao objetivo, que é o cumprimento das metas, ao tempo que atingi-las se torne uma motivação ao funcionário e com o processo seja possível acompanhar o desempenho e medir progresso da equipe de TI ao longo do tempo.
A partir da atribuição de objetivos, que deverá ser realizado por meio de uma boa comunicação entre a equipe, é possível que cada funcionário possa desempenhar o seu melhor papel, alcançando, assim, maior produtividade coletiva.
Comunicação efetiva
Certamente, a comunicação é essencial e indispensável em ambientes de trabalho de qualquer ramo, mas em especial quando falamos de equipe de TI, pois o tratam-se de projetos tecnológicos complexos e muito técnicos, com mudanças constantes, atualizações e um trabalho realizado por uma grande quantidade de pessoas, que dependem uma das outras. Sendo assim, manter a equipe em constante diálogo e atualizada a respeito do progresso e até mesmo dos problemas que possam surgir, é indispensável para o bom funcionamento da equipe.
Para que isso ocorra, devem ser realizadas reuniões, disponibilizados chats e bate-papos e até mesmo aplicativos de comunicação virtual, orientando todos a participarem e usufruir disso, para que os efeitos possam ser notados.
Gerenciamento de tempo e recursos
O gerenciamento do tempo e dos recursos necessários para realização das tarefas compete ao líder da equipe de TI, que precisa de uma boa programação para que nenhum projeto fique prejudicado pela alta demanda ou pela complexidade de determinado serviço.
É por isso que a organização é tão importante dentro de uma equipe de TI, principalmente quando falamos do líder e gestor, pois dada a complexidade dos projetos, é necessário sempre estabelecer planos sólidos para gerenciar o time de maneira eficiente, visando sempre a maior produtividade e efetividade, resguardando os demais projetos e toda a demanda de serviço extra, sendo capaz de realizar, juntamente da equipe, tudo aquilo que é requisitado.
Desenvolver habilidades de liderança
Bem como dito anteriormente, a presença de um líder é fundamental em qualquer equipe, e não é diferente na equipe de TI, pois essa figura será o espelho e o gestor de todos os funcionários, e o responsável pelo desempenho e efetividade dos resultados. O líder tem o dever de guiar os passos da equipe de TI, orientando, atribuindo a cada funcionário sua devida função, motivando a ser cada vez melhor e guiando a equipe como um todo rumo à excelência, sempre mantendo um bom ambiente de trabalho e passando feedbacks aos funcionários.
Para isso, é sempre importante evoluir e continuar desenvolvendo habilidades de liderança, para que com a evolução do líder, ele possa desenvolver seus funcionários também. Essa evolução pode ser atingida através de treinamentos, palestras, mentorias, entre tantos outros meios de desenvolvimento de liderança, sempre procurando o crescimento pessoal e melhorias para sua equipe de TI.
Gerenciando conflitos
Um dos maiores desafios para um líder de equipe de TI, bem como de qualquer ramo, são os conflitos que podem vir a ocorrer no ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal possui suas peculiaridades, pessoas são diferentes, possuem pensamentos e opiniões diferentes e divergências são normais. Porém, é necessário que o líder esteja preparado para controlar as situações de conflito, impedindo que situações fujam do controle e prejudiquem o ambiente de trabalho.
Considerando que pessoas possuem opiniões diferentes e suas particularidades, o líder e gestor da equipe de TI precisa ter um plano bem definido e bastante controle sobre suas emoções, para que haja da maneira mais sensata possível nesses momentos de conflitos e consiga, com elegância, manter a paz e o respeito, que devem prosperar em um ambiente de trabalho. Por isso, a comunicação constante e estar sempre aberto a escutar e prover melhorias como equipe é fundamental ao líder, para que esteja conectado à sua equipe e ciente em casos de descontentamento com determinadas situações, podendo intervir a tempo.
Aprenda mais sobre equipes de TI na Simple Vision IT
A Simple Vision IT possui diversas dicas em relação à tecnologia, gerenciamento de equipes, gestão e desenvolvimento de equipes, dicas sobre a terceirização de serviços de TI, métodos de utilização e ferramentas para melhoria de serviço de TI, os tipos de negócios que mais se encaixam no conceito de outsourcing de TI, entre tantas outras dicas de tecnologia.
Portanto, na hora de oferecer, contratar, e se antenar a respeito de serviços de TI e mais assuntos relacionados a tecnologias, conte com a Simple Vision IT.