As políticas da SAP são de extrema importância para o cliente que usa o sistema. Atualizar o SAP, afinal de contas, é exigido pela empresa, para que nenhum usuário fique preso em aplicativos datados que consomem armazenamento desnecessário.
Atualmente, todos os softwares pessoais passam por processos de atualização. Isso funciona de maneira a favorecer quem usa os aplicativos para que eles estejam sempre de acordo com as exigências do mercado.
E é exatamente isso que a SAP está preparada para fazer, atender as exigências de um mundo que está cada vez mais rápido, cada vez mais complexo e cada vez mais integrado. E tudo isso é extremamente fácil de usar, pois desde que o cliente entenda a importância de atualizar o SAP, não é preciso se preocupar com burocracias, o sistema faz todo o resto sozinho.
Tipos de atualizações
Existem basicamente duas maneiras de atualizar o SAP. Com foco principal nesse texto para as atualizações do sistema, é possível também migrar na SAP para outro tipo de software, como é o caso do rebuscado SAP S/4HANA.
Nesse tipo de situação, diferente da atualização do sistema que somente muda o código de programação do aplicativo atualmente em uso, a migração funciona de maneira a realmente garantir um upgrade para o usuário da SAP. Isso acontece porque a SAP possui uma grande diversidade de sistemas prontos para atender as necessidades específicas do mercado, com o S/4HANA sendo o foco principal disso.
Trata-se de um sistema que trabalha para empresas de maneira a dividir todos os setores presentes nela (gestão de vendas, TI, recursos humanos) para que eles possam ser controlados individualmente. Isso permite uma gama maior de complexidade envolvendo as estratégias da empresa, que podem ser supervisionadas e controladas com o S/4HANA.
Porém, nem toda empresa tem a capacidade ou necessidade de adaptação ao sistema S/4HANA, apesar de ser altamente recomendado. Por isso mesmo ainda existem as atualizações de sistema que funcionam de maneira a melhorar o atual aplicativo usado pelos clientes.
Com foco na aceleração do sistema, na garantia do atendimento da SAP, com a melhoria e aumento de produtividade a partir de recursos novos, a atualização é fundamental para os usuários, tendo em vista que a empresa prevê no futuro próximo grandes mudanças nos setores cibernéticos do mercado. Com a utilização geral de softwares, os sistemas ficarão mais pesados, fazendo com que quem não atualize fique extremamente prejudicado.
O que acontece se não fizer a atualização
Dessa forma, quem sofre ao não realizar a atualização são todos, devido ao fato da integração ficar mais lenta e menos acessível aos funcionários da SAP.
Por se tratar de um serviço integrado com diversos outros sistemas, atualizar o SAP faz com que os outros clientes abastecidos pela SAP se mantenham conectados. Afinal, a informação que corre o banco de dados da SAP é atualizada constantemente, e essa informação é utilizada em todas as empresas, para que assim os algoritmos sejam abastecidos, e a inteligência digital funcione efetivamente.
Por isso, caso a empresa não atualize o SAP, as consequências serão problemáticas. Em um prazo de 5 anos, a SAP não irá mais se responsabilizar pelo atendimento de suporte à aplicação, cortando este serviço previamente estabelecido com o cliente.
Dessa forma, fica claro que não atualizar o sistema configura situação grave. Uma maneira de não ter que lidar com essa situação, é estar a par de todos os sistemas novos presentes na SAP. No final, a migração pode ser a melhor escolha para quem não quer ficar preocupado em atualizar um sistema que pode se tornar obsoleto. Para isso existe o S/4HANA, para quem quer usar o sistema de ponta da SAP, capaz de ser atualizado em todos os níveis exigidos por uma empresa no presente ou no futuro.
Tipos de projeto para atualizar o SAP
Mas, como já foi dito acima, o foco desse texto está nas atualizações disponíveis no sistema da SAP. E para atualizar o SAP, é preciso também conhecer quais são as funções disponíveis para quem deseja realizar essa atualização.
Contando com três tipos diferentes de upgrade, a SAP garante o acesso a novas ferramentas a partir do desejo do cliente. A começar pelo upgrade funcional, mais parecido com tudo que tem sido descrito até agora, se trata de uma atualização focada na redução da complexidade do sistema, utilizando de ferramentas novas proporcionadas pela SAP para quem deseja customizar o ambiente, controlando a quantidade de funcionalidades, talvez até reduzindo elas a favor da agilidade.
Outro tipo de projeto para atualizar o SAP é o upgrade técnico, que tem foco na atualização do software propriamente dito. Através de alterações no código de programação, com base nos erros reportados pelos usuários, esse upgrade faz com que o aplicativo rode sempre em sua capacidade máxima para melhor atender as exigências que o mundo da indústria 4.0.
Por último, mas não menos importante, há o upgrade estratégico, que possui uma característica diferente de tudo que foi descrito antes. Mais parecido com a ideia de migração, como a migração disponível para sistemas SAP S/4HANA, o upgrade estratégico tem como foco o aumento do uso do aplicativo através do aumento também das funcionalidades disponíveis. Ou seja, através de um boost no sistema, é possível atualizar o SAP de maneira tornar ele mais eficiente e mais complexo. Trata-se de uma atualização ideal para os ambiciosos que desejam usufruir ainda mais dos serviços da SAP.
Conclusão: atualizar o SAP
Para concluir, quem ainda possui dúvidas a respeito de como atualizar o SAP pode facilmente sanar essas dúvidas entrando em contato com a Simple. Com experiência em atualização do sistema SAP, principalmente quando se trata de atualizar migrando para sistemas ERP S/4HANA, nosso site contém tudo aquilo que você precisa saber para estar a par de tudo que acontece no mudo da SAP. Afinal de contas, atualizar o SAP é uma questão de se atualizar no mundo e no mercado, estando lado a lado da competição.