A importância do cliente e a experiência do usuário no sistema SAP

importância do cliente

Para que um negócio funcione, independentemente de qualquer coisa, é necessário ter atenção com o consumidor. A importância do cliente vem do fato de que ele é a pessoa que usa e avalia o sistema, o que quer dizer que se algo está errado, provavelmente o cliente o saberá.

Atualmente, algo que parece ser a última barreira da relação com o cliente é a experiência do usuário, principalmente em softwares. Afinal, aplicativos cada vez mais complexos estão sendo desenvolvidos, o que significa que é cada vez mais difícil traduzir o serviço para um sistema que seja de fácil acesso.

A SAP tem ciência dessa situação, e junto de todas as suas tecnologias têm desenvolvido sistemas auxiliares capazes de aumentar cada vez mais a interatividade e didatismo. Para que haja satisfação total do cliente, é necessário compreender quais são as suas limitações, para que nada impeça a utilização dos sistemas.

A importância do cliente

atendente

A tecnologia tem crescido de maneira desproporcional, até mesmo para com as pessoas que usam dela. É importante por parte de uma empresa estar ciente de tudo que pode ser uma dificuldade no caminho das pessoas que querem usar do seu serviço, para que a inclusão seja garantida, fazendo com que os negócios prosperem a partir de todos.

Até porque, a maior preocupação de uma empresa vem da possível alienação que ela pode gerar com o público consumidor. Celulares e computadores, hoje presentes em todas as camadas da sociedade, já foram renegados por boa parte da população muito pelo fato de que eram inutilizáveis para certas pessoas.

A importância do cliente, portanto, se encontra justamente no fato de que ele aponta para os defeitos e ideias que podem existir dentro de um serviço existente. Afinal, se sustentar a partir de um público pequeno para sempre não é uma ideia correta de negócio.

O que é a experiência do usuário e sua relação com a importância do cliente

experiência do usuário

E é aí que entra a importância do cliente também do foco na experiência do usuário atualmente.

Partindo da ideia de que os aplicativos são utilizados de maneira espontânea pelos usuários, ou seja, não acompanham necessariamente métodos de instrução para que o cliente possa usá-los, é preciso entender como a experiência do usuário é afetada pela estética e layout dos softwares.

Por exemplo, uma pessoa que está usando um serviço, público ou privado, a partir do seu celular ou computador, deve entender como usar esse serviço sem precisar recorrer a terceiros. A experiência ou desejo deve ser facilmente reconhecido dentro do sistema, de maneira que a pessoa possa encontrar aquilo que deseja sem ter que pensar muito a respeito.

No final, a importância do cliente reflete na experiência do usuário a maneira como uma empresa deve trabalhar. E isso é, de forma a criar um espaço que contenha todas as suas ferramentas dispostas de maneira compreensível.

A experiência do usuário deve ser prazerosa, adaptável e confortável, dada a importância do cliente. Isso garante a volta do cliente para o software, dando continuidade para que novas adaptações possam ser feitas. Para garantir a experiência do usuário da melhor maneira possível, afinal, é preciso atualizar sempre o próprio sistema, reconhecendo toda e qualquer falha, até mesmo técnica, e impedindo ela de corromper o aplicativo.

A importância do cliente: SAP Fiori

a importância do cliente

E por isso mesmo a SAP é uma das empresas sinônimas quando se trata de reconhecer a boa experiência do usuário.

Compreendendo a dificuldade de manusear os aplicativos e módulos mais densos do seu sistema, a SAP desenvolveu uma plataforma capaz de personalizar o uso dos seus aplicativos. Isso porque é fato conhecido que a maioria dos aplicativos para negócios podem ser intimidadores, e por isso mesmo a SAP criou a Fiori e suas aplicações.

Ao reconhecer quais são as necessidades do seu negócio e adaptar seus planejamentos para utilizar de um aplicativo da SAP, já são tomadas algumas atitudes estratégicas que podem envolver a Fiori. A partir dessas diretrizes, que informam os especialistas da SAP a respeito de quais são os objetivos da empresa, a Fiori também pode ser adaptada.

São analisadas portanto as funções mais utilizadas dos sistemas SAP, para que sejam criados dashboards mais intuitivos, atalhos rápidos, e foco maior no suporte para essas funções. Percebe-se facilmente que não é necessário se tornar um especialista da SAP para se tornar um usuário satisfeito, e é aí que está a importância do cliente para a SAP.

Dentre as diversas aplicações da Fiori estão o Fiori Launchpad, o Fiori Elements e o Fiori Build. Cada um responsável por uma função de interesse para o cliente, eles melhoram a experiência do usuário em diversas áreas diferentes.

A começar pelo SAP Fiori Elements que possui cinco modelos diferentes, focados todos na integração do usuário a partir da interface. Funcionando como uma linha de produção, capaz de verificar os clientes e produzir uma experiência diversificada de interface com base nas experiências já projetadas, essa parte da plataforma Fiori funciona como algo básico para quem quer fazer as próprias adaptações no sistema SAP.

Já o Fiori Build é uma ferramenta gratuita que trabalha a criação direta dos aplicativos. É uma parte da plataforma que incentiva os usuários a darem opiniões para designs finais de aplicativos adaptados. Funcionando em colaboração com os clientes, trata-se de uma função bastante legal para quem quer se familiarizar com os processos da Fiori.

E por último há o Fiori Launchpad, focado na mobilização dos aplicativos. De maneira a emular os aplicativos da SAP da melhor maneira possível, tecnicamente falando, o Fiori Launchpad funciona em qualquer dispositivo móvel.

Entrando em contato com a última camada de experiência do usuário, o foco aqui é fazer com que os softwares da SAP sejam acessados por qualquer lugar. A importância do cliente, afinal, está justamente no fato de que ele pode contribuir atualmente em tempo real. Impedir o uso dos serviços em locais flexíveis não só causa alienação como também aborrecimento.

Voltando para o começo do texto, percebe-se que essas atitudes tomadas pela SAP fazem parte de uma grande cultura nova que toma o mercado, uma cultura voltada para a importância do cliente. A partir do momento que são aproveitadas essas funções, de maneira a serem facilmente digeridas, qualquer pessoa pode contribuir para outras novas funções sejam criadas.

Índice de Conteúdo